Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Um ponto de viragem na nossa história

Olá !!
Hoje é dia 5 de Outubro, vamos a uma pequena lição de história ?
A Implantação da República comemora-se anualmente a 5 de outubro, o dia em que foi proclamada a Independência da República, no ano de 1910, em Lisboa.
O Dia da Implantação da República, 5 de outubro, é um feriado nacional. Este tinha sido um dos feriados eliminados pelo governo em 2012, mas em 2016 acabou por se acordar novamente no Parlamento que esta data é um feriado.           
 No dia 5 de outubro de 1910 deu-se a implantação da República em Portugal. Esta acção foi levada a cabo por um movimento de cidadãos apoiantes do republicanismo nacional. Estes cidadãos não concordavam que Portugal fosse governado pela monarquia. Chefiados por Teófilo Braga, os cidadãos procederam a um golpe de estado, destituíram a monarquia constitucional e implantaram o regime republicano.


Após a proclamação da República foi criado um governo provisório chefiado por Teófilo Braga. Em agosto de 1911 foi aprovada uma nova Constituição, tendo início a Primeira República Portuguesa.O primeiro Presidente da República foi Manuel de Arriaga, eleito pelo Parlamento a 24 de agosto de 1911.Com esta mudança foram alterados alguns símbolos do país como o hino e a bandeira nacional, que passou de azul e branca para verde e vermelha.
E prontos, resumidamente foi isto que se passou, e que marcou na nossa história um ponto de viragem. 
Fonte : internet ( vários )
I.R. 

domingo, 1 de outubro de 2017

Hoje fiquei irritada 😠

Olá 😐
Como as coisas são, não sei se isto é próprio do meu modo de ser, ou se é "fruto" da minha depressão ( que me põe hiper sensível) mas hoje fiquei irritada, naquele ponto em que até apetece chorar !!







Tudo porque vi o último episódio da novela Amor Maior ( quem acompanha esta novela sabe do que falo ) ,e a vilã, que passou a novela inteira a ser má, a prejudicar, a matar até, teve um final mais do que merecido ! Não, não morreu, ficou tetraplégica e muda, abandonada por todos e voltou para casa da sua mãe adoptiva que tanto a maltratou em criança..até aqui tudo bem, infelizmente é a realidade de muitas pessoas, mas o que me pôs neste estado foi a cena em que a mãe adoptiva lhe deu comer à boca, á pressa, à bruta, e depois já sem paciência nenhuma, empurra a cadeira de rodas pelo jardim fora, a roda choca com uma pedra e o inevitável acontece, ela ( a vilã ) cai desamparada, e fica ali estatelada no chão...





...tive pena dela, veio me a lágrima aos olhos...sei que ali é tudo ficção, mas quantas pessoas na vida real são maltratadas quando dependem dos cuidados de alguém ?
Isto deixou me assim,pensativa, triste, irritada...é da minha depressão ?  É da minha personalidade ? Não sei dizer...
Não gosto de me sentir/estar assim...
Sei que daqui vou mais um passo para trás, novamente em baixo e desesperançada...


Fiquem bem, muito bem 💐
Beijinhos
I.R.