Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Um ponto de viragem na nossa história

Olá !!
Hoje é dia 5 de Outubro, vamos a uma pequena lição de história ?
A Implantação da República comemora-se anualmente a 5 de outubro, o dia em que foi proclamada a Independência da República, no ano de 1910, em Lisboa.
O Dia da Implantação da República, 5 de outubro, é um feriado nacional. Este tinha sido um dos feriados eliminados pelo governo em 2012, mas em 2016 acabou por se acordar novamente no Parlamento que esta data é um feriado.           
 No dia 5 de outubro de 1910 deu-se a implantação da República em Portugal. Esta acção foi levada a cabo por um movimento de cidadãos apoiantes do republicanismo nacional. Estes cidadãos não concordavam que Portugal fosse governado pela monarquia. Chefiados por Teófilo Braga, os cidadãos procederam a um golpe de estado, destituíram a monarquia constitucional e implantaram o regime republicano.


Após a proclamação da República foi criado um governo provisório chefiado por Teófilo Braga. Em agosto de 1911 foi aprovada uma nova Constituição, tendo início a Primeira República Portuguesa.O primeiro Presidente da República foi Manuel de Arriaga, eleito pelo Parlamento a 24 de agosto de 1911.Com esta mudança foram alterados alguns símbolos do país como o hino e a bandeira nacional, que passou de azul e branca para verde e vermelha.
E prontos, resumidamente foi isto que se passou, e que marcou na nossa história um ponto de viragem. 
Fonte : internet ( vários )
I.R. 

4 comentários:

  1. Ainda me lembro, quando andava na escola 4º/5º prai, para esta data tinhamos que fazer sempre algo alusivo ao dia, :D mas a lena como o seu jeito para desenho era zero, já podes estar a imaginar o resultado (risos)
    beijinho
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  2. Foi a primeira vez que vim a este blog e gostei muito :) especialmente da tua descrição no cabeçalho, PARABÉNS! Beijocas

    ResponderEliminar

obrigada pelo comentário