Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

" Eu não creio em bruxas, mas que as há, há " 😂😂😂

Olá !!

Hoje é dia 13, sexta feira, considerada popularmente como um dia de azar...eu sou supersticiosa q.b. e vocês ? Sou do género " Eu não creio em bruxas, mas que as há, há  " 😂😂😂 precaução acima de tudo 😀

Resultado de imagem para sexta feira 13

 Mas como é que surgiu este dia ? Fui ao meu/nosso auxiliar de memória ( o GOOGLE ) e eis o que consegui saber,o mais simples possível :

Existem muitas histórias e lendas que tentam justificar como surgiu o misticismo ao redor desta data.
Muitas pessoas consideram o número 13 como um símbolo de sorte,no entanto, a “sexta feira 13” ficou marcada como um dia de “maus agouros” e acontecimentos negativos.
Uma das hipóteses, de acordo com o cristianismo, diz que a sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado, sendo que na sua última ceia estavam 13 pessoas sentadas à mesa.
Existem versões mais antigas de duas lendas da mitologia nórdica, onde em uma delas conta-se que houve um banquete oferecido pelo deus Odin e 12 deuses foram convidados.
Loki, espírito do mal e da discórdia, não estava entre os convidados e ficou muito zangado por isso. Após aparecer na festa, uma grande luta foi travada, findando com a morte da deusa Balder, que era muito amada pelos outros deuses.
A partir desta história, veio a crença de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza para os nórdicos era Friga (que originou os termos friadagr e friday, que significam “sexta-feira” na língua escandinava e em inglês, respectivamente), e quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou a deusa em bruxa e, como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas-feiras com outras 11 bruxas e o demónio, totalizando 13 integrantes que ficavam rogando pragas aos seres humanos.
Em Portugal, muitas cidades e vilas celebram a Sexta-feira 13. 
  • A maior festa acontece no castelo de Montalegre, Trás-os-Montes. Em Montalegre, todas as sextas-feiras 13 há uma grande festa, onde não faltam as bruxas, os bruxos, feitiços, teatro e a famosa queimada.
  • Na vila de Vinhais, na aldeia de Cidões, também se festeja a sexta-feira 13. Nesta festa, as pessoas reúnem-se à volta de uma grande fogueira. Há também um banquete com produtos locais.
  • Em Cavalinhos, Leiria, as mulheres juntam-se num encontro onde os homens não podem participar. A noite é das mulheres, que aproveitam para passarem uma noite com muita adrenalina à mistura. 
  • Noutras cidades portuguesas, como Braga, Loulé ou Porto, a sexta-feira 13 é celebrada com muita animação e com muitas bruxas à mistura.
E, perguntam vocês ( e eu ) porque é que o gato preto é também considerado um símbolo da sexta feira 13, dia do azar ? 

Na Idade Média, acreditava-se que os gatos pretos eram bruxas transformadas em animais, por isso existe a superstição de que cruzar com um gato preto é sinal de grande azar.

Foi mesmo na Idade Média que surgiu a superstição de que os gatos de cor preta davam azar, muito devido aos seus hábitos nocturnos, e também pela cor negra, que geralmente é associado às trevas, magia negra e ao diabo.
No século XV, o papa Inocêncio VIII chegou a incluir os gatos pretos na lista de seres hereges perseguidos pela Inquisição, por serem acusados de estarem associados a maus espíritos e, por isso, muitos acabaram sendo queimados juntamente com as pessoas acusadas de bruxaria.
E agora, digo eu, deixem lá os gatinhos em paz, seja qual for a cor deles, que cruzar com a ignorância é que dá um azar do caraças !!!!!
Imagem relacionada
Fonte : www.significados.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigada pelo comentário