Pesquisar neste blogue

sábado, 23 de setembro de 2017

OUTUBRO ROSA - Cancro da mama

OUTUBRO ROSA 

Cerca de 25.000 casos de cancro da mama são diagnosticados anualmente, ou seja, em cada dez mulheres, uma vai sofrer com essa doença.
Embora seja um tipo de cancro que está associado muito mais às mulheres, a verdade é que os homens também podem sofrer, embora em uma percentagem muito menor,  um em cada 60.000 homens.



Nos últimos tempos tem havido uma descoberta prematura da doença e por isso a mortalidade tem diminuído nos casos de cancro de mama.
Um dos factores que tem ajudado na descoberta prematura é a campanha do Outubro Rosa, que mostra as formas de prevenção e dá maior visibilidade à doença, fazendo com que as pessoas fiquem mais atentas aos sintomas e ás suas prevenções.
Existem estudos que mostram que a cura vem aumentando desde 1999, de 71% para 85%.

Estes são alguns dos factores de risco do cancro de mama :


A presença de um ou mais desses factores de risco não significa que a mulher terá necessariamente a doença.


  • Como posso detectar o cancro de mama?

Como regra geral, o cancro de mama é detectado em exames de rotina ,de controle ou por auto-exame ( no qual a mulher pode notar um nódulo no peito ), muito dificilmente o cancro de mama dói por isso é muito importante que as orientações de prevenção sejam seguidas.
Deve ficar claro que o auto-exame de mama não é um método de diagnóstico, mas uma forma de prevenção.
É aconselhável para as mulheres que são menstruadas, apalpar os seios uma vez por mês, geralmente no sétimo dia após o início da menstruação. Isso ajuda com que as mulheres conheçam seus seios, facilitando a detecção de qualquer tipo de anomalia, desde que seja visível ou palpável.
As mulheres que já não têm menstruação também devem realizar esse auto-exame, além de realizar mamografias regulares a cada dois anos.








  • Maneiras para prevenir cancro de mama

Quanto à prevenção deste tipo de cancro devemos deixar claro, o cancro não pode ser prevenido de forma absoluta e individual.
O médico recomenda usar esses métodos para prevenir o cancro de mama:

1 - Coma adequadamente seguindo a dieta mediterrânea: consumir frutas, aumentar o consumo de legumes, cozinhar com azeite, aumentar o consumo de fibras e reduzir a carne vermelha e gordura.

2 - Faça mamografias regularmente. É aconselhável fazer a partir dos 45-50 anos, além dos auto-exames mencionados anteriormente, que devem ser realizados a partir dos 18 anos de idade.

3 - Evite hábitos nocivos, como fumar ou abusar de bebidas alcoólicas, moderando a ingestão sempre que possível.

4 - Faça exercícios físicos regularmente, sempre se adaptando à idade e à situação da pessoa. Não vá mudar toda a sua rotina de sedentarismo do zero, comece aos poucos e respeite os seus limites. Começar devagar permite que a prática de exercícios se torne uma rotina, ajudando não só na prevenção do cancro, mas também melhorando muito a sua saúde e disposição.

5 - Os médicos enfatizam que o exercício deve ser realizado como medida preventiva e também depois que a pessoa passou pelo tratamento do cancro. Mas lembre-se sempre de consultar o seu médico para saber as suas limitações.

6 - Conheça o seu risco. Informe o seu médico se tem membros da família que tiveram cancro de mama, especialmente uma mãe ou uma irmã, e se eles tiveram cancro de mama antes de chegarem à menopausa, porque o seu próprio risco de cancro pode ser superior à média. A algumas mulheres de alto risco podem ser recomendadas a ressonância magnética anual, além de uma mamografia de triagem.

7 - As mulheres precisam estar conscientes de quão importante é levar a sério esta série de comportamentos já que, a longo prazo, podem ajudar a prevenir um grande problema.

São precauções simples e que podem definir o seu futuro em relação ao cancro de mama. Quanto mais cedo for descoberto maior é a chance de serem tratados com muita eficácia.

Prevenir aumenta 90% as chances de cura.  

Cuide sempre da sua saúde, ela é um bem muito precioso.


  • Veja este vídeo:
Dicas para prevenção do cancro de mama - Outubro Rosa

youtu.be/G__OS9We1zQ


ATENÇÃO : Todas as imagens de artistas e tudo que foi feito texto e vídeo foram doados para a campanha e são LIVRES DE DIREITOS AUTORIAIS .

Fonte :  Prof. Rosi Feliciano escritora do blog http://dieta.blog.br/
                Cancro de mama dói :  https://beleza.blog.br/cancer-de-mama-doi

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, esse assunto precisa ser divulgado!
    Prof Rosi Feliciano http://beleza.blog.br/

    ResponderEliminar

obrigada pelo comentário