Pesquisar neste blogue

terça-feira, 19 de maio de 2015

Tive uma educação católica

Tive uma educação católica e para mim foi importante as minhas filhas frequentarem a catequese,a mais velha,que já tem 13 anos está no 7º ano da catequese e a mais nova,com 9 anos,anda no 3º ano e vai,dia 24 de Maio fazer a 1ª comunhão...sinto me feliz e muito orgulhosa.Nem todos os pais fazem questão que os seus filhos "andem" na catequese,e há até quem não saiba exatamente o que é essa tal de Catequese. Pesquisei e esta foi a informação que recolhi:

Catequese é a parte principal do rito de iniciação cristã, em que a pessoa iniciada ouve o anúncio do Evangelho. Portanto, a catequese e as celebrações formam uma unidade no processo de iniciação a vida cristã. A pessoa é instruída para bem celebrar.
Enquanto o ensino dos livros é feito individual e silenciosamente, a catequese é feita com a presença de um instrutor. Variações da palavra catequese aparecem, na Bíblia, na Carta aos Gálatas 6.6, a palavra "catequizando" significando aquele que está sendo instruído na palavra de Deus. As histórias e as parábolas são uma forma de ensino tipicamente judaica, muito utilizada por Jesus para que o ouvinte pudesse entender e identificar-se com o conceito a ser transmitido. A catequese é, por isso, ministrada sob forma narrativa, através de histórias. A narrativa permite que o ouvinte partilhe com o narrador uma série de tradições culturais e morais que facilitam a compreensão da mensagem cristã.
Para além da narrativa oral, outras formas narrativas foram sendo utilizadas desde o período paleo cristão, de forma a que a Mensagem de Cristo fosse compreensível por todos. É o caso das imagens e da música, entre outras, cujo objectivo é não mais do que a ilustração do Cristianismo e transmissão da palavra.
Damos como exemplo destas formas narrativas de Catequese os vários frescos ou painéis de azulejos, que adornam inúmeras igrejas católicas, com cenas que ilustram o nascimento ou a paixão de Jesus Cristo; os hinos musicais compostos ao longo dos séculos para serem cantados no culto; a representação do Presépio, idealizada por S. Francisco de Assis e imensamente difundida actualmente; as representações teatrais de cenas da Bíblia, e muitas outras e variadas expressões artísticas.
Este tipo de ensino a catequese narrativa foi extremamente útil à evangelização de povos indígenas por missionários cristãos (nomeadamente jesuítas e franciscanos), como uma tentativa bem sucedida de suplantar dificuldades semânticas e incutir nas populações os valores morais e espirituais cristãos.
Uma catequese através de oficinas de arte: (música, dança, teatro, artes plásticas, poesia). Um trabalho realizado com o apoio de leigos e jesuítas. Uma catequese fundamentada na contação de histórias bíblicas. Este termo não é novo, tem sua inspiração na catequese mistagógica dos Padres da Igreja (santo Ambrósio de Milão, são Cirilo de Jerusalém e Tertuliano de Cartago).
Um outro tema é a arte presente na catacumba cristã, onde os traços são simples e trabalham basicamente com a simbologia bíblica do Velho e Novo Testamento.
A catequese é muito importante para converter e fortalecer a fé : como por exemplo, desperta nas crianças e jovens o desejo de seguir Jesus, acreditando na verdade e sabedoria de seus ensinamentos.
Quando se fala em catequese, muitos pensam na catequese que prepara as crianças à Primeira Eucaristia ou á Crisma.
Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina, como também na vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica.

Então a Catequese é:
· a missão primordial da Igreja, que nasce da fé e se desenvolve na catequese permanente;
· uma missão que enriquece a quem a desempenha. Quando catequizamos, nós somos os primeiros catequizados.
Resultado de imagem para catequese· um anúncio e serviço para procurar um vivo contato com Jesus Cristo, nas dimensões pessoal e comunitária para uma vivência cristã levando a um compromisso.

A CATEQUESE:
· leva a motivação para buscar o conhecimento do mistério de Cristo na sua profunda vivência de fraternidade e justiça;
· leva à uma iniciação na experiência religiosa, na oração e na vida sacramental;
· leva á uma iniciação no compromisso missionário da Igreja;
· leva ao crescimento da Igreja. A igreja do amanhã depende da catequese de hoje. Por isso, a catequese deve preocupar-se continuamente não só em levar conhecimento dos mistérios da fé, mas também abrir os corações à conversão e à adesão:
- a Jesus Cristo
- ao homem, herdeiro do Reino de Deus;
- à Igreja

Quando, então, podemos dizer que a catequese atinge o objetivo ?
1- Quando é uma caminhada de fé e não simples ensino .
2- Quando é um processo permanente numa catequese de adultos e não só para crianças e adolescentes ou tendo só em vista a preparação aos sacramentos.
3- Quando a comunidade é catequizada e catequizadora
4- Quando Jesus Cristo é o centro da catequese
5- Quando a Bíblia é a fonte da catequese.
6- Quando a catequese introduz na vida litúrgica, prepara para os sacramentos, dentro de uma caminhada contínua de comunidade.
7- Quando prepara o catequizando para assumir seu papel na sociedade como verdadeiro cristão.
8- Quando a catequese está presente nos costumes e nas festas do povo.
9- Quando entra no processo metodológico da interação “fé-vida”.
10- Quando há participação da catequese nas outras dimensões da ação pastoral da comunidade.
Resultado de imagem para catequese

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigada pelo comentário