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sábado, 30 de agosto de 2014

Amiga

Sabe porque és a minha melhor AMIGA ?
Porque foi nos meus dias mais tristes,
Que me fizeste dar as melhores risadas.

Azar de quem não chorou

“Azar de quem não chorou ao som de uma canção de amor. Que não riu dos pássaros voando por aí. Que não se inebriou com o aroma e com as cores das flores. Azar de quem amou pouco e com esse pouco nada soube da vida..”

                                                       — Caio Augusto Leite.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014


passatempo

http://cinhapachecoflashs.blogspot.pt/2014/08/celebration-giveaway.html?showComment=1409341899811#c1417389850064149220

para quem tem possibilidades...

http://www.apela.pt/page/153/como_ajudar_a_apela

A APELA é uma associação que depende dos seus sócios e donativos que consegue angariar.
A sua ajuda é muito importante!

1) Seja sócio da APELA
Para ser sócio da APELA basta preencher o Formulário de Inscrição e aguardar pelo nosso contacto.

A quota mínima anual é de 30€.

Qualquer pessoa ou entidade pode inscrever-se como sócio da APELA.

2) Donativos
Pode fazer o seu donativo através do NIB/IBAN da APELA ou enviando cheque ou vale à ordem da APELA para a nossa sede. Indique o seu nome, NIF e Morada para que lhe possamos enviar um recibo.

Os donativos para Instituições Particulares de Solidariedade Social, como é o caso da APELA, podem ser  abatidos no IRS, no anexo H (Benefícios Fiscais e Deduções), quadro 7.
NIB para donativo: 0007.0369.00030460006.16

IBAN: PT50 0007 0369 0003 0460 0061 6

SWIFT/BIC: BESCPTPL 
Morada: Rua Al Berto lote 18, loja A e B, 1900-918 Lisboa

3) Doação de Ajudas / Apoios técnicosSe tem ajudas técnicas (cadeiras de rodas, andarilhos, camas eléctricas, colchões ou almofadas anti-escaras, cadeiras de banho, equipamentos para comunicação aumentativa, etc.) de que já não necessita, pode doá-los à APELA.
A APELA tem um banco de ajudas técnicas para atribuição /reafectação aos sócios mais necessitados. Os equipamentos de que já não se utiliza podem ser úteis a outros doentes.

 
4
Consignação do IRS
Quando entregar a declaração de IRS, pode apoiar a APELA, sem custos para si. 
Basta preencher o QUADRO 9 DO ANEXO H (Benefícios fiscais e deduções) da declaração:
  • assinalando a opção "Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Colectivas de Utilidade Pública", e
     
  • indicando, no campo 901 desse quadro, o NIPC da APELA:  504 064 592
É de esclarecer que esta consignação não representa qualquer pagamento adicional. Significa apenas que 0,5% do imposto liquidado irá reverter para a APELA.

Segundo a lei nº 16/2001 de 22 de Junho, uma quota equivalente a 0,5% do IRS, liquidado com base nas declarações anuais, pode ser destinada pelo contribuinte a favor de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que o contribuinte deverá indicar na sua declaração de rendimentos.
Na nota demostrativa da liquidação do IRS, que receberá mais tarde da administração fiscal, irá constar a identificação da entidade beneficiada, bem como o montante consignado.

Agradecemos que nos ajude a divulgar esta informação, transmitindo-a também aos seus colaboradores, familiares ou amigos.

Ajude quem precisa...

http://www.apela.pt/page/159/faca_voluntariado

SEJA VOLUNTÁRIO DA APELA


Ser voluntário é um gesto de grande humanidade e amor ao próximo. Qualquer que seja a sua área, a sua ajuda pode fazer a diferença.

Preencha aqui o Formulário com a Ficha de Inscrição de Voluntário.Iremos, assim que possível, entrar em contacto consigo.

When you arrive! 
Nor will I believe 
I'll pinch myself 
And to think I'm dreaming! Delirious! 
When you arrive! 
I do not know if I'll laugh or cry ... 
Such emotion immortalize this moment! 
When you arrive! 
Hug me, caress me ... 
Involving me in this feeling 
Of pure enchantment ... Will only contentment!
I'll be here counting ...
You desatina me that my destiny
My signs! My fate!
That changes my routine!
You intoxicate me that when stroking
With your arms to embrace me ...
Your kisses that silence me ...
I'm just ... waiting when you finally arrive! 
Amor não é ocupar um lugar em alguém, mas criar um lugar que ninguém mais pode ocupar.

 _... __Libélula Encantada.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Eu e Você

Eu e Você



Quando se consegue realizar desejos é tão bom,
melhor ainda se eles forem realizados em companhia da pessoa amada. Mais bacana se torna poder confessar a felicidade e todo o sentimento que nosso amor irradia .

É sensacional ter alguém como você ao lado e ter o
consolo de sua compreensão nos momentos de aflição .
Os deslizes ficam mais toleráveis podendo contar com você e com suas palavras de reconforto.

Sou muito feliz quando sei que tenho alguém como você para partilhar momentos bons e outros nem tanto.
Sou grato em poder contar com o seu amor, com os seus beijos e carinhos. Tudo isso vem completar o meu ser que nada seria sem a sua presença ao meu lado.

Quero ser também o complemento de sua vida, a metade dessa linda união .

(Autor desconhecido)
Aqui  estou eu novamente perdidas em meu sonhos
Relembrando seu rosto ,seu sorriso lindo
Que me toca ainda , mesmo á distancia ..
Capaz de me provocar suspiros ..
A essa saudade está doendo em mim demais
nem adeus . ..nem um sinal ..
Onde estará agora você
Queria ter asas para voar , e pousar dentro do teu olhar
Queria entender porque , você se foi assim
Deixando um silencio , um vazio sem fim
E eu aqui vivendo de  lembranças
Querendo te encontrar , ...meu anjo
Se puder ouvir meu grito de Amor
Volte ..nem que seja  para se despedir
Eu preciso só mais uma vez
Olhar teus olhos e contemplar seu lindo sorriso !
Só mais uma vez ....**
 

Para mim,o amor é mais ou menos como o sol.
Nasce de manhã cedinho, entra pelas frestinhas da janela iluminando o quarto e o coração, deixa a vida e os dias mais bonitos.Aquece as tardes e o peito.O amor nos livra do escuro, melhora o humor e faz a gente lançar olhares abobadados para o horizonte e para o céu.Faz a gente se despir e seca as roupas no varal.Se engana quem pensa que ele é constante.
O amor às vezes queima e muda de cor.
Ele pode até enfraquecer em alguns momentos do dia, mas normalmente ele é forte.O amor está sempre se pondo. Mas sabe, eu boto fé nisso: o amor de verdade é igualzinho ao sol.
Ele sempre renasce, mesmo que alguns dias tenham nuvens ou chuva forte....E brilha até o infinito.
Não Deixe o Amor Passar



Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção:
pode ser a pessoa
mais importante da sua vida.

Se os olhares se cruzarem e, neste momento,
houver o mesmo brilho intenso entre eles ,
fique alerta: pode ser a pessoa que você está
esperando desde o dia em que nasceu.

Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante , e os olhos se
encherem d'água neste momento, perceba: existe
algo mágico entre vocês.

Se o primeiro e o último pensamento do seu dia
for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração
agradeça:
Algo do céu te mandou
um presente divino: O Amor

(Carlos Drummond de Andrade)


quarta-feira, 27 de agosto de 2014

A música para mim tem seduções de oceano! 
Quantas vezes procuro navegar, sobre um dorso brumoso, a vela a todo o pano. Minha pálida estrela a demandar! 
O peito saliente, os pulmões distendidos como o rijo velame de um navio...Intento desvendar os reinos escondidos sob o manto da noite escura e fria; Sinto vibrar em mim todas as comoções de um navio que sulca o vasto mar;Chuvas temporais,ciclones,convulsões Conseguem a minha alma acalentar. (...)

ideias giras....

















http://maemequer.pt/noticias/estudo-conclui-que-dar-de-mamar-reduz-ansiedade-e-depressao-pos-parto

Hoje o assunto que trago é o BULLING,algo do qual eu própria fui vítima,mas do qual escapei quase ilesa,ficaram as feridas emocionais....

Bullying (anglicismo, bullying, pronuncia-se AFI: [ˈbʊljɪŋ]) é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.
O bullying é um problema mundial, onde a agressão física ou moral repetitiva, deixam marcas para o resto da vida.
O agressor inferioriza e se impõe sobre o outro, na tentativa de supera-lo em termos físicos e psicológicos, e de satisfazer seu ego. Quase sempre, não tem o suporte de uma boa educação, com conselhos e amparos apropriados . E é isso que mais o encoraja a fazer, o que faz. Já a vítima, é alguém desamparado, na maioria das vezes, sem refúgio, com medo de tudo que sofre ou das possíveis consequências de seus extintivos atos, e é por isso, que não age, se reprimindo a si mesma, e só.
Conforme enfatiza BRANDÃO (1986) ”através do outro, vejo quem sou”, “crio o outro para me tornar superior sobre ele”, vemos que na construção verbal de um adjacente outro, se faz uso, fundamental, do reconhecimento e favorecimento de si próprio, tornando o outro, inferior.
Em 20% dos casos o praticante do bullyng também pode ser vítima. Nas escolas, a maioria dos atos de bullying ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida.
--Terminologia
Devido ao fato de ser um fenômeno que só recentemente ganhou mais atenção, o assédio escolar ainda não possui um termo específico consensual , sendo o termo em inglês bullying constantemente utilizado pela mídia de língua portuguesa. Existem, entretanto, alternativas como acossamento, ameaça, assédio, intimidação, além dos mais informais judiar e implicar, além de diversos outros termos utilizado pelos próprios estudantes em diversas regiões.
No Brasil, o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa indica a palavra bulir como equivalente a mexer com, tocar, causar incômodo ou apoquentar, produzir apreensão em, fazer caçoada, zombar e falar sobre, entre outros.7 Por isso, são corretos os usos dos vocábulos derivados, também inventariados pelo dicionário, como bulimento (o ato ou efeito de bulir) e bulidor (aquele que pratica o bulimento).7
--Caracterização do assédio escolar
Como a maior parte dos alunos não denuncia e alguns adultos negligenciam sua importância, a sensação de impunidade favorecem a perpetuação do comportamento agressivo.
Acossamento,ou "intimidação" ou entre falantes de língua inglesa bullying é um termo frequentemente usado para descrever uma forma de assédio interpretado por alguém que está, de alguma forma, em condições de exercer o seu poder sobre alguém ou sobre um grupo mais fraco.
O cientista sueco - que trabalhou por muito tempo em Bergen (Noruega) - Dan Olweus define assédio escolar em três termos essenciais:
o comportamento é agressivo e negativo;
o comportamento é executado repetidamente;
o comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
O assédio escolar divide-se em duas categorias:
assédio escolar direto;
assédio escolar indireto, também conhecido como agressão social
O bullying direto é a forma mais comum entre os agressores (bullies) masculinos. A agressão social ou bullying indireto é a forma mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social. Este isolamento é obtido por meio de uma vasta variedade de técnicas, que incluem:
espalhar comentários;
recusa em se socializar com a vítima;
intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima;
ridicularizar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc).
O assédio pode ocorrer em situações envolvendo a escola ou faculdade/universidade, o local de trabalho, os vizinhos e até mesmo países. Qualquer que seja a situação, a estrutura de poder é tipicamente evidente entre o agressor (bully) e a vítima. Para aqueles fora do relacionamento, parece que o poder do agressor depende somente da percepção da vítima, que parece estar a mais intimidada para oferecer alguma resistência. Todavia, a vítima geralmente tem motivos para temer o agressor, devido às ameaças ou concretizações de violência física/sexual, ou perda dos meios de subsistência.
Deve-se encorajar os alunos a participarem ativamente da supervisão e intervenção dos atos de bullying, pois o enfrentamento da situação pelas testemunhas demonstra aos autores do bullying que eles não terão o apoio do grupo. Uma outra estratégia é a formação de grupos de apoio, que protegem os alvos e auxiliam na solução das situações de bullying. Alunos que buscam ajuda tem 75,9% de reduzirem ou cessarem um caso de bullying.3 Um estudo realizado na Suécia demonstrou que os alunos ainda não estão totalmente sensibilizados para esta questão. Enquanto 69% dos entrevistados apontou o bully como culpado, 42% apontou também culpa para a vítima, devido à sua “diferença”, com uma maioria de rapazes nesta resposta.
Os professores devem lidar e resolver efetivamente os casos de bullying, enquanto as escolas devem aperfeiçoar suas técnicas de intervenção e buscar a cooperação de outras instituições, como os centros de saúde, conselhos tutelares e redes de apoio social.
--Características dos bullies
Em um estudo entre alunos autores de bullying, 51,8% afirmaram que não receberam nenhum tipo de orientação ou advertência por seus atos. Provavelmente porque 41,6% dos que admitiram ser alvos de bullying relataram não ter solicitado ajuda aos colegas, professores ou família.
Pesquisas indicam que adolescentes agressores têm personalidades autoritárias, combinadas com uma forte necessidade de controlar ou dominar. Também tem sido sugerido que uma deficiência em habilidades sociais e um ponto de vista preconceituoso sobre subordinados podem ser particulares fatores de risco. Estudos adicionais têm mostrado que enquanto inveja e ressentimento podem ser motivos para a prática do assédio escolar, ao contrário da crença popular, há pouca evidência que sugira que os bullies (ou bulidores) sofram de qualquer déficit de autoestima. Outros pesquisadores também identificaram a rapidez em se enraivecer e usar a força, em acréscimo a comportamentos agressivos, o ato de encarar as ações de outros como hostis, a preocupação com a autoimagem e o empenho em ações obsessivas ou rígidas.
É frequentemente sugerido que os comportamentos agressivos têm sua origem na infância:
"Se o comportamento agressivo não é desafiado na infância, há o risco de que ele se torne habitual. Realmente, há evidência documental que indica que a prática do assédio escolar durante a infância põe a criança em risco de comportamento criminoso e violência doméstica na idade adulta".16
O assédio escolar não envolve necessariamente criminalidade ou violência. Por exemplo, o assédio escolar frequentemente funciona por meio de abuso psicológico ou verbal.
Os bullies sempre existiram mas eram (e ainda são) chamados em português de rufias, esfola-caras, brigões, acossadores, cabriões, avassaladores, valentões e verdugos.
Os valentões costumam ser hostis, intolerantes e usar a força para resolver seus problemas.Porém, eles também frequentemente foram vítimas de violência, maus-tratos, vulnerabilidade genética, falência escolar e experiências traumáticas. Comportamentos autodestrutivos como consumo de álcool e drogas e correr riscos desnecessários são vistos com mais frequência entre os autores de bullying.
Quanto mais sofrem com violência e abusos, mais provável é deles repetirem esses comportamentos em sua vida diária e negligenciarem seu próprio bem estar.
--Tipos de assédio escolar
Enquanto a sociedade não resolver o problema de bullying nas escolas, dificilmente conseguirá reduzir as outras formas de comportamentos agressivos e destrutivos entre adultos.
Os bullies usam principalmente uma combinação de intimidação e humilhação para atormentar os outros. Alguns exemplos das técnicas de assédio escolar:
insultar a vítima;
acusar sistematicamente a vítima de não servir para nada;
ataques físicos repetidos contra uma pessoa, seja contra o corpo dela ou propriedade.
interferir com a propriedade pessoal de uma pessoa, livros ou material escolar, roupas, etc, danificando-os.
espalhar rumores negativos sobre a vítima;
depreciar a vítima sem qualquer motivo;
fazer com que a vítima faça o que ela não quer, ameaçando-a para seguir as ordens;
colocar a vítima em situação problemática com alguém (geralmente, uma autoridade), ou conseguir uma ação disciplinar contra a vítima, por algo que ela não cometeu ou que foi exagerado pelo bully;
fazer comentários depreciativos sobre a família de uma pessoa (particularmente a mãe), sobre o local de moradia de alguém, aparência pessoal, orientação sexual, religião, etnia, nível de renda, nacionalidade ou qualquer outra inferioridade depreendida da qual o bully tenha tomado ciência;
isolamento social da vítima;
usar as tecnologias de informação para praticar o cyberbullying (criar páginas falsas, comunidades ou perfis sobre a vítima em sites de relacionamento com publicação de fotos etc);
chantagem.
expressões ameaçadoras;
grafitagem depreciativa;
usar de sarcasmo evidente para se passar por amigo (para alguém de fora) enquanto assegura o controle e a posição em relação à vítima (isto ocorre com frequência logo após o bully avaliar que a pessoa é uma "vítima perfeita");
fazer que a vítima passe vergonha na frente de várias pessoas.
Bullying professor-aluno
O assédio escolar pode ser praticado de um professor para um aluno. As técnicas mais comuns são:
intimidar o aluno em voz alta rebaixando-o perante a classe e ofendendo sua autoestima. Uma forma mais cruel e severa é manipular a classe contra um único aluno o expondo a humilhação;
assumir um critério mais rigoroso na correção de provas com o aluno e não com os demais. Alguns professores podem perseguir alunos com notas baixas;
ameaçar o aluno de reprovação;
negar ao aluno o direito de ir ao banheiro ou beber água, expondo-o a tortura psicológica;
difamar o aluno no conselho de professores, aos coordenadores e acusá-lo de atos que não cometeu;
tortura física, mais comum em crianças pequenas; puxões de orelha, tapas e cascudos.
Tais atos violam o Estatuto da Criança e do Adolescente e podem ser denunciados em um Boletim de Ocorrência numa delegacia ou no Ministério Público. A revisão de provas pode ser requerida ao pedagogo ou coordenador e, em caso de recusa, por medida judicial.
--Locais de assédio
O assédio pode acontecer em qualquer contexto no qual seres humanos interajam, tais como escolas, universidades, famílias, entre vizinhos e em locais de trabalho.
--Escolas
Alguns meninos flagrados intimidando um colega. Instituto Regional Federico Errázuriz, Santa Cruz, Chile.
Em escolas, o assédio escolar geralmente ocorre em áreas com supervisão adulta mínima ou inexistente. Ele pode acontecer em praticamente qualquer parte, dentro ou fora do prédio da escola.Segundo pesquisas, os locais nos quais mais ocorrem no ambiente escolar são, nessa ordem: salas, recreios, entradas e saídas.
Alguns sinais são comuns como a recusa da criança de ir à escola ao alegar sintomas como dor de barriga ou apresentar irritação, nervosismo ou tristeza anormais.
Um caso extremo de assédio escolar no pátio da escola foi o de um aluno do oitavo ano chamado Curtis Taylor, numa escola secundária em Iowa, Estados Unidos, que foi vítima de assédio escolar contínuo por três anos, o que incluía alcunhas jocosas, ser espancado num vestiário, ter a camisa suja com leite achocolatado e os pertences vandalizados. Tudo isso acabou por o levar ao suicídio em 21 de Março de 1993. Alguns especialistas em "bullies" denominaram essa reação extrema de "bullycídio". Os que sofrem o bullying acabam desenvolvendo problemas psíquicos muitas vezes irreversíveis, que podem até levar a atitudes extremas como a que ocorreu com Jeremy Wade Delle. Jeremy se matou em 8 de janeiro de 1991, aos 15 anos de idade, numa escola na cidade de Dallas, Texas, EUA, dentro da sala de aula e em frente de 30 colegas e da professora de inglês, como forma de protesto pelos atos de perseguição que sofria constantemente. Esta história inspirou uma música (Jeremy) interpretada por Eddie Vedder, vocalista da banda estadunidense Pearl Jam.
Na última década de 90, os Estados Unidos viveram uma epidemia de tiroteios em escolas (dos quais o mais notório foi o massacre de Columbine). Muitas das crianças por trás destes tiroteios afirmavam serem vítimas de bullies e que somente haviam recorrido à violência depois que a administração da escola havia falhado repetidamente em intervir. Em muitos destes casos, as vítimas dos atiradores processaram tanto as famílias dos atiradores quanto as escolas.
No Brasil, em 07/04/2011, a tragédia ocorrida na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo (RJ)30 ganhou grande notoriedade ao demonstrar que um desdobramento trágico, a partir do Bullying, não é uma exclusividade dos EUA. Na mente de Wellington de Oliveira, a culpa pelas mortes foi dos bulidores, como fica muito bem demonstrado em suas palavras escritas na véspera: “Muitas vezes aconteceu comigo de ser agredido por um grupo e todos os que estavam por perto se divertiam com as humilhações que eu sofria, sem se importar com os meus sentimentos. Embora meus dedos sejam responsáveis por puxar o gatilho, essas pessoas são responsáveis por todas estas mortes, inclusive a minha”.
Como resultado destas tendências, escolas em muitos países passaram a desencorajar fortemente a prática do assédio escolar, com programas projetados para promover a cooperação entre os estudantes, bem como o treinamento de alunos como moderadores para intervir na resolução de disputas, configurando uma forma de suporte por parte dos pares.
O assédio escolar nas escolas pode também assumir, por exemplo, a forma de avaliações abaixo da média, não retorno das tarefas escolares, segregação de estudantes competentes por professores incompetentes ou não-atuantes, para proteger a reputação de uma instituição de ensino. Isto é feito para que seus programas e códigos internos de conduta nunca sejam questionados, e que os pais (que geralmente pagam as taxas) sejam levados a acreditar que seus filhos são incapazes de lidar com o curso. Tipicamente, estas atitudes servem para criar a política não-escrita de "se você é estúpido, não merece ter respostas; se você não é bom, nós não te queremos aqui". Frequentemente, tais instituições (geralmente em países asiáticos) operam um programa de franquia com instituições estrangeiras (quase sempre ocidentais), com uma cláusula de que os parceiros estrangeiros não opinam quanto a avaliação local ou códigos de conduta do pessoal no local contratante. Isto serve para criar uma classe de tolos educados, pessoas com títulos acadêmicos que não aprenderam a adaptar-se a situações e a criar soluções fazendo as perguntas certas e resolvendo problemas.
--Local de trabalho
O assédio escolar em locais de trabalho (algumas vezes chamado de Assédio escolar Adulto) é descrito pelo Congresso Sindical do Reino Unido como:
"Um problema sério que muito frequentemente as pessoas pensam que seja apenas um problema ocasional entre indivíduos. Mas o assédio escolar é mais do que um ataque ocasional de raiva ou briga. É uma intimidação regular e persistente que solapa a integridade e confiança da vítima do bully. E é frequentemente aceita ou mesmo encorajada como parte da cultura da organização".
--Vizinhança
Adultos e idosos também são vítimas frequentes de bullying.
Entre vizinhos o assédio escolar normalmente toma a forma de intimidação por comportamento inconveniente, tais como barulho excessivo para perturbar o sono e os padrões de vida normais ou fazer queixa às autoridades (tais como a polícia) por incidentes menores ou forjados. O propósito desta forma de comportamento é fazer com que a vítima fique tão desconfortável que acabe por se mudar da propriedade. Nem todo comportamento inconveniente pode ser caracterizado como assédio escolar: a falta de sensibilidade pode ser uma explicação.
--Política
O assédio escolar entre países ocorre quando um país decide impôr sua vontade a outro. Isto é feito, normalmente, com o uso de força militar, a ameaça de que ajuda e doações não serão entregues a um país menor ou não permitir que o país menor se associe a uma organização de comércio.
--Militar
Um trote praticado nas Forças Armadas Aéreas da França, em que um cadete é suspenso por um helicóptero sobre o mar. Compiegne, 1997.
Em 2000, o Ministério da Defesa (MOD) do Reino Unido definiu o assédio como : "…o uso de força física ou abuso de autoridade para intimidar ou vitimizar outros, ou para infligir castigos ilícitos".34 Todavia, é afirmado que o assédio militar ainda está protegido contra investigações abertas. O caso das Deepcut Barracks, no Reino Unido, é um exemplo do governo se recusar a conduzir um inquérito público completo quanto a uma possível prática de assédio escolar militar. Alguns argumentam que tal comportamento deveria ser permitido por causa de um consenso acadêmico generalizado de que os soldados são diferentes dos outros postos. Dos soldados se espera que estejam preparados para arriscarem suas vidas, e alguns acreditam que o seu treinamento deveria desenvolver o espirito de corpo para aceitar isto. Em alguns países, rituais humilhantes entre os recrutas têm sido tolerados e mesmo exaltados como um "rito de passagem" que constrói o caráter e a resistência; enquanto em outros, o assédio sistemático dos postos inferiores, jovens ou recrutas mais fracos pode na verdade ser encorajado pela política militar, seja tacitamente ou abertamente (veja dedovschina). Também, as forças armadas russas geralmente fazem com que candidatos mais velhos ou mais experientes abusem - com socos e pontapés - dos soldados mais fracos e menos experientes..
--Alcunhas ou apelidos (dar nomes)
Normalmente, uma alcunha (apelido) é dada a alguém por um amigo, devido a uma característica única dele. Em alguns casos, a concessão é feita por uma característica que a vítima não quer que seja chamada, tal como uma orelha grande ou forma obscura em alguma parte do corpo. Em casos extremos, professores podem ajudar a popularizá-la, mas isto é geralmente percebido como inofensivo ou o golpe é sutil demais para ser reconhecido. Há uma discussão sobre se é pior que a vítima conheça ou não o nome pelo qual é chamada. Todavia, uma alcunha pode por vezes tornar-se tão embaraçosa que a vítima terá de se mudar (de escola, de residência ou de ambos).
--Indicativos de estar sofrendo bullying
Vítimas de bullying tem mais chance de desenvolverem transtornos de humor, transtornos alimentares, distúrbios de sono ou/e transtornos de ansiedade em algum momento da vida.
Sinais e sintomas possíveis de serem observados em alunos alvos de bullying:
enurese noturna (urinar na cama);
distúrbios do sono (como insônia);
problemas de estômago;
dores e marcas de ferimentos;
síndrome do intestino irritável;
transtornos alimentares;
isolamento social/ poucos ou nenhum amigo;
tentativas de suicídio;
irritabilidade / agressividade;
transtornos de ansiedade;
depressão maior;
relatos de medo regulares;
resistência/aversão a ir à escola;
demonstrações constantes de tristeza;
mau rendimento escolar;
atos deliberados de autoagressão.
--Legislação
Brasil
Por exemplo,no Brasil, o ato pode levar os jovens infratores à aplicação de medidas sócio-educativas. De acordo com o código penal brasileiro, a negligência com um crime pode ser tida como uma coautoria.Na área cível, e os pais dos bullies podem, pois, ser obrigados a pagar indenizações e podem haver processos por danos morais.
Um das referências sobre o assunto, no Brasil, é um artigo escrito pelo ministro Marco Aurélio Mello, intitulado Bullying - aspectos jurídicos.
A legislação jurídica do estado brasileiro de São Paulo define assédio escolar como atitudes de violência física ou psicológica, que ocorrem sem motivação evidente praticadas contra pessoas com o objetivo de intimidá-las ou agredi-las, causando dor e angústia.
Os atos de assédio escolar configuram atos ilícitos, não porque não estão autorizados pelo nosso ordenamento jurídico, mas por desrespeitarem princípios constitucionais (ex: dignidade da pessoa humana) e o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. A responsabilidade pela prática de atos de assédio escolar pode se enquadrar também no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de assédio escolar que ocorram nesse contexto.
No estado brasileiro do Rio de Janeiro, uma lei estadual sancionada em 23 de setembro de 2010 institui a obrigatoriedade de escolas públicas e particulares notificarem casos de bullying à polícia. Em caso de descumprimento, a multa pode ser de três a 20 salários mínimos (até R$ 10.200) para as instituições de ensino.
Na cidade brasileira de Curitiba todas as escolas têm de registrar os casos de bullying em um livro de ocorrências, detalhando a agressão, o nome dos envolvidos e as providências adotadas.
--Condenações legais
Dado que a cobertura da mídia tem exposto o quão disseminada é a prática do assédio escolar, os júris estão agora mais inclinados do que nunca a se simpatizarem com as vítimas. Em anos recentes, muitas vítimas têm movido ações judiciais diretamente contra os agressores por "imposição intencional de sofrimento emocional" e incluindo suas escolas como acusadas, sob o princípio da responsabilidade conjunta. Vítimas norte-americanas e suas famílias têm outros recursos legais, tais como processar uma escola ou professor por falta de supervisão adequada, violação dos direitos civis, discriminação racial ou de gênero ou assédio moral.


Bulicídio é uma palavra-valise atribuída à morte de a uma pessoa (ou por suicídio ou por assassínio) devido ao bullying ou cyberbullying.

O termo foi primeiramente utilizado em 2001, por Neil Marr e Tim Field no livro Bullycide: Death at Playtime.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

retirado do facebook de Cat Camacho...

O meu querido colega Tiago Góes Ferreira lançou-me o famoso desafio do solidário " balde de gelo".
Sim, Tiago eu vou encara-lo, mas se me permites vou faze-lo à minha maneira.
E agora se não se importam leem tudo até ao fim se faz favor, porque isto deu-me muito trabalhinho.
Primeiro peguei no telefone e liguei para a APELA ( Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrofica ) para tentar perceber afinal que história é esta da água e do gelo, que tipo de ajuda precisam e a que se destina concretamente.
Fiquei então a saber que a única relação que existe entre o balde de gelo e esta doença degenerativa é a simbologia entre o diagnóstico e a sensação chocante de o receber " é como se me tivessem atirado um balde de água gelada pela cabeça abaixo".
Também fiquei absolutamente elucidada sobre esta doença que é na verdade mais comum do que se pensa.
" uma doença degenerativa que aprisiona uma mente sã num corpo paralisado".
Assustador não é?
De uma forma sucinta o que acaba por acontecer é que os neurónios motores vão morrendo progressivamente deixando de levar as mensagens aos músculos de contração voluntária ( músculos da respiração, dos membros, os músculos que utilizamos quando comemos...)
Embora sem cura ainda conhecida a equipa da APELA tem trabalhado para aumentar o tempo e a qualidade de vida destes doentes.
E tudo tem evoluído nesse sentido.
Por exemplo:
- No que diz respeito à alimentação,é feita através de um tubo ligado directamente ao estômago.
- Um ventilador portátil ajuda quanto os músculos respiratórios " perdem força ",
- os sistemas de comunicação alternativos são uma solução para quando falar já não for possível.
Fiquei também a saber que a APELA é uma associação que vive das quotas pagas pelos familiares e amigos dos doentes e para meu espanto fiquei também a saber que os famosos vídeos dos baldes de água nem sempre são convertidos nas verdadeiras transferências solidárias.
Sendo assim e para que não haja desculpas aqui ficam as formas solidárias para ajudar esta instituição .
Como ajudar a APELA:
1. Sendo sócio. ( pagando uma quota anual )
2. Monetariamente
Nib: 0007.0369.00030460006.16
Morada: rua Al Berto lote 18, loja A é B. 1900- 918 Lisboa.
3. Doação de apoios técnicos
( os equipamentos que já não precisa podem ser úteis para outros doentes)
4. Contribuindo para a investigação científica e financiemos de estudos (ex: projecto MinE, do qual Portugal faz parte ).
E pronto...
No que diz respeito a esta causa fiquei esclarecida.
Agora falta o outro tema;
A água!
Se por um lado foi o dito balde de água que colocou o assunto da esclerose na boca do mundo também é o mesmo que choca quem não dispõe deste recurso em abundância.
Ora bem, não nos podemos esquecer que a água é um bem precioso e que, quer queiramos quer não, ela não cai do céu da mesma forma em todo o planeta.
Sim.
Há lugares neste mundo onde a água vale mais que o ouro.
Precisamos dela para viver e não a devemos desperdiçar de forma alguma nem em qualquer momento da nossa vida.
Consta que somos cerca de 6 biliões de Humanos e que no nosso planeta por incrível que pareça, apenas 3% de água doce está disponível para consumo.
E posto isto, significa que não vou desperdiçar água pela cabeça abaixo, mas sim fazer com que o meu garrafão de 5L chegue a quem dele precisar. Quanto à transferência para a associação APELA já está feita!
Esta é apenas a minha opinião.
Agora cabe a cada um de nós fazer com a informação o que a consciência bem entender.
Ahhhh espera é preciso desafiar 3 pessoas, não é?
Vou desafiar à minha maneira outra vez, desculpem lá...
Faço 3 desafios a todos vocês em particular.
1. Que me ajudem a descobrir uma morada válida para enviar o meu garrafão de água solidário.
2. Que controlem o ímpeto e não desatem a atirar baldes de água fria cabeça abaixo só porque foram desafiados.
3. Que todos os canais de televisão convertam uma percentagem do lucro das chamadas de valor acrescentado a ajudar esta e outras causas, nem que seja por um único dia.
Tenho dito.
Beijos e abraços
Catarina Camacho
P.S. Gostava de ter aprimorado mais este texto até porque o motivo o merece, mas é o que se pode fazer quando se tem uma criança de 1 ano e meio a chamar por nós de 2 em 2 minutos.
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segunda-feira, 25 de agosto de 2014

domingo, 24 de agosto de 2014

eu e as razões do meu viver...




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SORTEIO

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visitem,é muito bom!!

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